quarta-feira, 20 de novembro de 2013

História 3ème/1ère - Estudo de obra: "A Guerra" - Otto Dix

Estudo de uma obra de arte: A Guerra, de Otto Dix

Tema: A Primeira Guerra Mundial

A Guerra, de Otto Dix.
Pintura a têmpera, suporte de madeira (1929-32);
painel central: 204 X 204 cm, painéis laterais 204X 102cm.
Museu de Belas Artes de Desde, Alemanha.

DESCRIÇÃO PORMENORIZADA:
Soldados a caminho da frente de batalha
Campo de batalha destruído, carnificina, a “terra de ninguém”, um só soldado escapa usando uma máscara.
Regressando da frente, um sobrevivente (O.Dix, autoretrato) trazendo feridos.
Soldados mortos, como num caixão. O painel de baixo dá aos mortos o repouso e a sepultura que os combates negam.
Bubões, referência à peste negra e ao quadro de Jerónimo Bosch, A tentação de Santo Antão, séc. XV.


Otto Dix deixa ver aqui a influência dos trípticos religiosos da Idade Média.
Tríptico dos Sforza, de Rogier Van der Weyden, meados do séc. XV

PROBLEMÁTICA: Como é que o artista nos transmite a ideia da “violência de massa ?”

1. Biografia :
Otto Dix,1891-1969, pintor alemão influenciado pelo expressionismo; participou na Primeira Guerra Mundial e combateu na frente de batalha, nas trincheiras, em França, e na frente oriental, sendo pois um testemunho direto e ocular. Traduziu essa experência combatente nos seus trabalhos. A partir de 1919, a sua obra começa a mostrar aspetos antimilitaristas e de recusa da guerra. Com a chegada dos nazis ao poder, a partir de 1933, os seus trabalhos são considerados “degenerados” e proibidos. Conhece a consagração, nacional e internacional, depois de 1945. 

2. Vocabulário:
Expressionismo: Movimento artístico nascido na Alemanha no início do séc. XX onde a preocupação maior é a intensidade da expressão, opondo-se assim ao impressionismo; os artistas exprimem as suas emoções através dos temas escolhidos e das cores. Além da pintura, esta corrente estende-se também à música, literatura ou ao cinema, em particular nos anos vinte (os “loucos anos 20”!) e numa Alemanha vencida e humilhada pela derrota na Grande Guerra. 
Têmpera: Técnica bastante antiga que utiliza uma cor algo diluida com água, que se vai tornando mais espessa com a adição de goma ou ovo. 
Retábulo: Pintura sagrada em voga sobretudo na época medieval. Otto Dix terá sido influenciado em particular por Matthias Grünewald e o seu retábulo de Issenheim (1512-1516; Museu de Unterlinden, Colmar). Pretende-se assim dar um dimensão quase sagrada com a morte e a degradação dos corpos omnipresente. 
Tríptico: Pintura em três partes, com um painel central fixo e dois laterais que se podem fechar; pode apresentar um painel inferior: a pradela. 

3. Técnica:
Tríptico inspirado pelos retábulos medievais. Usa a têmpera que permite uma melhor representação das transparências. O artista efetuou uma longa preparação com desenho a lápis, uma primeira versão a aguarela e alguns cartoons

4. Mensagem
Versão contemporânea do sofrimento humano, a guerra, através do martírio dos soldados. A precisão e os detalhes mostram o horror da guerra e dão uma ideia quase irreal da mesma, acentuando o seu aspeto atroz e absurdo. 
Uma hipótese de interpretação do quadro frequentemente avançada é a de um ciclo sem fim no qual a obra fecharia os soldados e os espetadores: partida/combate/regresso/repouso/partida/combate/regresso/repouso/partida /... 

5. Questionário
Observando atentamente o quadro de Otto Dix, responda de forma breve às seguintes questões .


a) Apresente a obra. 

b) Quando foi realizada a obra? Que período evoca? 
c) Descreva as diferentes partes do tríptico. Mostre que a pintura reflete a experiência do seu autor. 
d) Qual é a mensagem que o artista nos quer transmitir?

e) Como é que esta obra nos mostra a violência da guerra?
Os efeitos do gás
Gassed, de John Singer Sargent, 1919
Combates no alto do Hartmannswillerkopf, de F.Ch. Baude
f) Descreva o quadro de Jonh Singer Sargent
g) Que ideia lhe é dada pelo quadro de F. Ch. Baude?
i) Compare a obra de Otto Dix com as duas outras aqui sugeridas.


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