terça-feira, 4 de novembro de 2014

Lendas da nossa língua: #3 A mecânica do mundo (Angola)

      A tradição oral da etnia Chokwé, presente no nordeste de Angola, descreve assim o funcionamento do Universo…
     Um dia o Sol foi visitar Deus que lhe ofereceu uma galinha e disse-lhe: «Regressa de manhã antes de te ires embora». De manhã a galinha cacarejou e acordou o Sol. Quando o Sol voltou a visitar Deus, Este disse-lhe: «Não comeste a galinha que te dei para o jantar. Podes então ficar com a galinha mas deves regressar aqui todos os dias». Assim, todos os dias o Sol nasce e põe-se novamente…
     A Lua também foi um dia visitar Deus e também recebeu uma galinha como presente. De manhã a galinha cacarejou e acordou a Lua e Deus voltou a dizer-lhe: «Não comeste a galinha que te dei para o jantar. Podes então ficar com a galinha mas deves regressar aqui em cada vinte e oito dias». Assim, perfaz a Lua o seu caminho em vinte e oito dias…

Ducho (pintor angolano), sem título, 2005
     Um homem foi visitar Deus recebendo também uma galinha como presente, mas o homem estava com fome depois de tão longa caminhada e comeu parte da galinha para o jantar. Na manhã seguinte, já o Sol estava bem alto quando o homem acordou. Comeu o resto da galinha, visitando Deus em seguida. Deus disse-lhe: “Eu não ouvi a galinha cacarejar esta manhã.” O homem com certo receio respondeu: «eu tive fome e comi-a». «Está bem,» disse Deus, «mas ouve, tu sabes que o Sol e a Lua estiveram aqui e nenhum deles matou a galinha que lhes ofereci. Essa é a razão porque nem o Sol nem a Lua morrerão um dia. Mas tu mataste a tua galinha e assim deves morrer como ela. Porém, à tua morte, deves regressar aqui outra vez». Assim, o Homem regressa à terra e da poeira torna-se poeira…
Carla Peairo (pintora angolana), Génese I, 2006
In http://poesiangolana.blogspot.fr/2009/11/uma-lenda-tchokwe-nordeste-de-angola.html

Sem comentários:

Enviar um comentário